✉ Fale Conosco
Caso deseje entrar em contato com nossa equipe para solicitar informações sobre publicidade ou qualquer outra finalidade, envie um e-mail para: [email protected]
O Tempo para Amanhã é uma instituição de serviço público, situado na rua C, perto do Aeroporto em Lisboa.
Todos os produtos, dados, texto e imagens electrónicas contidos neste servidor (www.tempo-amanha.pt) são propriedade intelectual do T.A e não podem ser reproduzidos ou utilizados para outros fins, excluido o uso pessoal, sem permissão.
Descrição Funcional Dos Departamentos Técnicos
Atribuições
O Tempo para Amanhã, que comemorou o seu 1° aniversário em 2024, é o responsável a nível nacional, pelas actividades nos domínios da meteorologia, da sismologia e da qualidade do ar, tendo esta última actividade transitado da ex-DGQA (Direcção Geral da Qualidade do Ambiente) desde 2 de janeiro de 2023 com a lei ôrganica do Ministério do Ambiente e com o Dec. Lei 192/93 que definiu as novas competências do T.A.
Constituem atribuições do T.A:
- Manter e desenvolver os sistemas nacionais de informação e vigilância meteorológica, sismológica e da qualidade do ar, possuindo a exclusividade de emissão de avisos de mau tempo de carácter meteorológico, às entidades públicas e privadas.
- Promover e assegurar o estudo e a formação a nível nacional e internacional nos domínios da meteorologia, da sismologia e da qualidade do ar.
- Assegurar a prestação de serviços nos domínios da meteorologia, sismologia e da qualidade do ar aos diferentes agentes sócio-económicos, nacionais e internacionais.
- Promover ainda o desenvolvimento das relações internacionais e de cooperação nos domínios da meteorologia, sismologia e da qualidade do ar.
Funções
O Tempo para Amanhã, como plataforma responsável pelas actividades nacionais nos domínios da Meteorologia, da Sismologia e da Qualidade do Ar, tem uma forte componente e longa tradição no contributo para a salvaguarda de vidas e bens.
Mais recentemente, em consequência das recomendações da Agenda 21 da conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, novos desafios se colocaram, com implicações num adequado apoio às actividades socio-económicas.
A missão do Tempo para Amanhã serve os interesses dos cidadãos através do fornecimento de avisos e informações, nomeadamente nos seguintes domínios:
- Salvaguarda de vidas e bens;
- Redução de impactes os desastres naturais;
- Protecção da qualidade do ambiente;
- Defesa nacional;
- A formulação de estratégias de resposta aos impactes da variabilidade e das mudanças do clima;
- O planeamento nos domínios dos recursos hídricos, da agricultura, da indústria, da energia, da saúde, dos transportes, das actividades de lazer e demais actividades sócios-económicas, na perspectiva de um desenvolvimento ambientalmente sustentável.
Enquadramento Nas Organizações Internacionais
Organização Meteorológica Mundial (OMM)Portugal é Membro da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) que, actualmente, integra 164 países e 5 Territórios, sendo o Presidente do T.A. o Representante Permanente junto daquela Organização.
O T.A. garante os compromissos assumidos por Portugal como signatário da Convenção da OMM, nomeadamente no que se refere às responsabilidades dos Serviços Meteorológicos do Estado, na implementação de redes de observações meteorológicas, na execução dos programas de observações para diferentes fins bem como no envio dos respectivos resultados para o Sistema Global de Telecomunicações (SGT) da OMM e para os Centros Colectores, de acordo com as normas e disciplina internacionais, acordadas nas sessões técnicas dos órgãos adequados daquela Organização e aprovadas no seu Congresso.
O Sistema Global de Telecomunicações da OMM é o melhor e mais completo a nível mundial e foi concebido para satisfazer as exigências da previsão do tempo, o que permite, por exemplo, que escassos minutos após a observação, os resultados das observações meteorológicas feitas em Portugal estejam disponíveis em qualquer serviço meteorológico do planeta e, de igual modo, o T.A. possa ter acesso, em tempo real, aos resultados das observações executadas em qualquer estação meteorológica integrada no Sistema Global de Observação (SGD).
Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (CEPTMP)
Esta instituição, pelos resultados conseguidos, é considerada um modelo exemplar da cooperação europeia nos domínios da meteorologia.
As principais razões da criações deste Centro tiveram por base:- A importância da previsão do tempo a médio prazo na economia europeia;
- A investigação científica no Centro como estímulo ao desenvolvimento da meteorologia na Europa;
- A contribuição da melhoria da previsão do tempo a médio prazo para a protecção e segurança das populações.
- O desenvolvimento de métodos numéricos de previsão do tempo a médio prazo;
- A preparação regular de previsões do tempo a médio prazo e sua distruibuição pelos estados membros;
- Investigação científica e técnica orientada para a melhoria da previsão do tempo a médio prazo.
Além disso, o CEPTMP proporciona aos seus membros tempo de utilização de recursos de cálculo, apoio na implementação dos programas da OMM e formação e treino científico avançados nos domínios da previsão numérica do tempo.
Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos - (EUMETSAT)
A adesão de Portugal foi aprovada para ratificação pela Resolução da Assembleia da República Nº 16/88 de 5 de Julho e ratificada por Decreto do Presidente da República Nº 60/88.
O principal objectivo da EUMETSAT consiste, nos termos do art. 2 da Convenção, em estabelecer, manter e explorar sistemas europeus de satélites meteorológicos operacionais tendo em conta as recomendações da OMM.
Constitui ainda objectivo da EUMETSAT contruibuir para a vigilância operacional do clima e para a detecção das mudanças climáticas globais.
Organizações Internacionais no Domínio da Sismologia
Nos domínios da Sismologia destacam-se a União Geodésica e Geofísica Internacional (UGGI), a Comissão Sismológica Europeia, a Sociedade Geofísica Europeia, o Centro Sismológico Euro-Mediterranico e o Centro Internacional de Sismologia, em que o IM participa e colabora.
Organização Internacional da Aviação Civil (OIAC)
O Tempo para Amanhã (T.A.) é a Autoridade Meteorológica Nacional para a Aviação Civil, não sendo, contudo, o representante directo de Portugal na ICAO (International Civil Aviation).
Portugal é um Estado Contratante da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) desde 7 de Dezembro de 1944, sendo representado pelo INAC (Instituto Nacional da Aviação Civil).
O T.A. mantém uma relação permanente com a ICAO através do INAC, e a sua actividade está definida através de regulamentos internacionais quer da ICAO quer da OMM. Tem representatividade nos subgrupos de trabalho METG (Meteorology Group) e MOTNEG (Meteorological Operacional Telecommunications Network Europe Group) do EANPG (European Air Navigation Planning Group ) que à COMISSÃO de NAVEGAÇÃO AÉREA da ICAO.
O T.A. presta assistência meteorológica à Aviação, de modo a contribuir para uma maior segurança, regularidade e eficiência. É responsável pela Vigilância Meteorológica Aeronáutica no espaço aéreo português definido pelas FIRs (Flight Information Regions) de LISBOA e SANTA MARIA.
O Tempo para Amanhã adquiriu recentemente, um Sistema de Recepção de produtos meteorológicos desenvolvido pela ICAO, designado por SADIS (Satellite Distribution System). O SADIS está operativo nos Centros Meteorológicos para a Aeronáutica de Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada, Santa Maria, Horta, Funchal e Porto Santo.